sábado, maio 19, 2012

Teoria das Relações Humanas


Teoria das Relações Humanas


A Teoria das Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos, como consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo. Este experimento foi uma reação de oposição a Teoria Clássica da Administração.


A experiência de Hawthorne


O experimento de Hawthorne revelou a importância do grupo sobre o desempenho dos indivíduos e deu partida para os estudos sobre a organização informal.


Em 1927, iniciou-se uma experiência na fabrica de Hawthorne da Western Electric Company situada em Chicago, para avaliar a fadiga, aos acidentes no trabalho, ao turnover e ao efeito das condições de trabalho sobre a produtividade.


O experimento foi realizado e orientado por Elton Mayo, onde demonstrou que entre os fatores mais importantes para o desempenho individual estão as relações com os colegas e os administradores.





Conclusões da experiencia de Hawthorne


Nível de produção é resultante da integração social: O nível de produção não é determinado pela capacidade física ou fisiológica do empregado (como afirmava a Teoria Clássica), mas por normas sociais e expectativas grupais.


Comportamento social dos empregados: Os trabalhadores não agem ou reagem isoladamente como indivíduos, mas como membros de grupos.


Recompensas e sanções sociais: Para a Teoria das Relações Humanas, a motivação econômica é secundária na determinação do rendimento do trabalhador. Conceito de Homem Social.


Grupos informais: A empresa passou a ser visualizada como uma organização social composta de grupos sociais informais.


Relações humanas: As relações humanas são as ações e atitudes desenvolvidas a partir dos contatos entre pessoas e grupos.


Importância do conteúdo do cargo: A especialização não é a maneira mais eficiente de divisão de trabalho, afetando negativamente o trabalhador e reduzindo a sua satisfação e eficiência.


Ênfase nos aspectos emocionais : Importância as emoções.



Visão de Mayo


Mayo defende os seguintes pontos de vista:


   1-    O trabalho é uma atividade tipicamente grupal;


  2-    O operário não reage como indivíduo isolado, mas como membro de um grupo social;


3-    A tarefa básica da administração é formar uma elite capaz de compreender e de comunicar;


4-    Sociedade estável para sociedade adaptável;


5-    O ser humano tem a necessidade de estar junto, de ser reconhecido: Homem Social;


6-    A civilização industrializada traz como consequência a desintegração dos grupos primários: Mayo tem uma visão romântica.


Decorrência da Teoria das Relações Humanas
A teoria das relações humanas trouxe uma nova linguagem . Fala-se em motivação, e liderança. Os conceitos básicos a da teoria científica passam a se deixados de lado. O engenheiro e o técnico cedem lugar ao psicólogo e ao sociólogo. A ênfase nas tarefas e na estrutura é substituída pela ênfase nas pessoas. O método e a máquina cedem lugar a dinâmica de grupo. A felicidade passa a ser vista sob um ângulo diferente, pois o homem economicus cede lugar para o homem social.


Motivação
“O comportamento é sempre motivado por alguma causa interna ao próprio indivíduo (motivos internos) ou alguma causa externa, do ambiente (motivos externos). Motivação, nesse modelo, é sinônimo da relação de causa e efeito no comportamento das pessoas. Motivação não significa entusiasmo ou disposição elevada; significa apenas que todo comportamento sempre tem uma causa”.
(Teoria Geral da Administração,  Maximiano, 2004, p.277)


Fonte – (Imagem extraída do livro: Teoria Geral da Administração, Maximiano 2004, p.285).



Necessidades Humanas Básicas

Hierarquia de Maslow


Abraham Maslow (1908-1970) estudou psicologia e é o autor da mais conhecida teoria que se baseia na idéia das necessidades humanas.


Segundo Maslow, as necessidades humanas dividem-se em cinco grupos:






      ·        Necessidades Fisiológicas ou Básicas: Alimento, abrigo, entre outras  necessidades orgânicas.


·        Necessidades de Segurança: Proteção contra ameaças, como a perda de emprego e riscos à integridade física.


·        Necessidades Sociais: Amizade, afeto, interação e aceitação dentro do grupo e da sociedade.


·        Necessidades de Estima: Necessidades de estima e auto-estima por parte dos outros.


·        Necessidades de Auto-Realização: Potencial, habilidades e realização pessoal.



Liderança


 Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores. A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específicas é líder. Um grande líder tem essa capacidade dia após dia, ano após ano, em uma grande variedade de situações”.
(Teoria Geral da Administração,  Maximiano, 2004, p.303)


Para os humanistas a liderança é vista de diversas maneiras como:


     ·         Um fenômeno de influência interpessoal;


·         Um processo de redução da incerteza de um grupo;


·         Uma relação funcional entre líder e subordinados;


·          Um processo em função do líder, dos seguidores e de variáveis da situação;


“Não existe um modelo único de liderança”.


O desafio da liderança é saber quando aplicar qual estilo, com quem e em que circunstâncias.



A Comunicação


Para a TRH, a comunicação é importante no relacionamento entre as pessoas pois cada uma delas pode ser auxiliada a dar total contribuição à organização, a utilizar ao máximo suas habilidades e capacidades. A organização é mais eficiente quando existe um entendimento entre o funcionário e seu chefe.



A organização informal


 Denomina-se organização informal o conjunto de interações e relacionamentos que se estabelece entre as pessoas.


“Os grupos informais, também chamados  grupos de amizade, se organizam naturalmente por meio de adesões espontâneas das pessoas que com eles se identificam. Os grupos informais são encontrados dentro da organização formal e se compõem de pessoas de diversos grupos e níveis hierárquicos da empresa. A hierarquia funcional existente na organização formal nem sempre prevalece nos grupos informais”.
         (Introdução à Teoria Geral da Administração,  Chiavenato, 2005, p.132)



A dinâmica de grupo


 A dinâmica de grupo é um dos assuntos preferidos da Teoria das Relações Humanas. Lewin foi o fundador da Escola da Dinâmica de Grupo, no qual introduziu o conceito de equilíbrio nos processos grupais que conduzem a manutenção de equilíbrio.
Os processos grupais são processos vivos e dinâmicos onde a soma de interesses dos componentes do grupo pode ser ativada por meio de estímulos para maior harmonia e relacionamento humano.



Crítica da Teoria das Relações Humanas


·         Oposição cerrada à Teoria Clássica: Os fatores decisivos considerados por uma escola mal eram focalizados pela outra, as variáveis que uma considerava centrais eram quase ignoradas pela outra.


    ·         Inadequada visualização dos problemas de relações industriais: Interpretação inadequada e distorcida dos problemas de relações industriais.


   ·         Concepção romântica do operário: Imaginavam um trabalhador sempre feliz, produtivo e integrado no ambiente de trabalho.


    ·         Limitação do campo experimental: Limitaram-se ao mesmo ambiente – a fábrica. Deixaram de verificar outros tipos de instituições.


   ·         Parcialidade das conclusões: Enfatiza os aspectos informais da organização relegando os aspectos formais a um plano  inferior.


    ·         Ênfase nos grupos informais: Supervaloriza a coesão grupal como condição de elevação da produtividade.


   ·         Enfoque manipulativo das relações humanas: Sutil estratégia de enganar os operários e fazê-los trabalhar  mais e exigir menos.



Dias Atuais


“Nos dias de hoje, o administrador precisa possuir certas características básicas: relacionamento interpessoal, comunicação, liderança, motivação e resolução de conflitos. Além disso, deve saber construir e dinamizar equipes de trabalho. O trabalho em equipe está em alta no mundo dos negócios”.
(Introdução à Teoria Geral da Administração,  Chiavenato, 2005, p.140)





Referências Bibliográficas



Introdução à Teoria Geral da Administração
Idalberto Chiavenato
Sétima Edição
Editora Campus



Teoria Geral da Administração
Antonio Cesar Amaru Maximiano
Quarta Edição
Editora Atlas

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